Fundação Casa de Rui Barbosa
A Fundação Casa de Rui Barbosa, FCRB, é uma instituição pública federal, vinculada ao Ministério da Cultura, e oferece um espaço reservado à produção intelectual e à sua difusão, ao ensino, à pesquisa em livros e documentos e à preservação da memória nacional.
As principais atividades da fundação são:
Manutenção, preservação e difusão do Museu Casa de Rui Barbosa e seu jardim histórico.
Formação, preservação e difusão do acervo bibliográfico e documental nos segmentos da literatura e relativos à história política e cultural do país, tendo o apoio de seus laboratórios técnicos.
Desenvolvimento de estudos e pesquisas em suas áreas de atuação (estudos sobre Rui Barbosa, estudos de política cultural, história, direito, filologia, estudos sobre o tema refúgio, sobre documentação, preservação arquitetônica e preservação de acervos) e em cultura brasileira em geral.
Publicação de suas pesquisas para a difusão do conhecimento.
Participação de pesquisadores, tecnologistas e técnicos em eventos acadêmicos e científicos.
Formação e qualificação de pesquisadores, tecnologistas e técnicos.
Promoção de curso em nível de mestrado profissional e cursos livres.
Utilização de suas dependências com exposições, dança, música, literatura, teatro, cinema, cursos, congressos, seminários e outros.
Situada na cidade do Rio de Janeiro, a Fundação Casa de Rui Barbosa, FCRB, preserva e divulga acervos de interesse nacional, por constituírem patrimônio cultural relevante. Ao Arquivo de Rui Barbosa foi conferido o reconhecimento de Memória do Mundo pela Unesco/ONU, sendo distinguido como patrimônio documental de significância internacional. A fundação realiza trabalhos de alcance global e é espaço de debates e reflexão de ideias sobre temas do cotidiano da cultura nacional e internacional.
Em 2017, com o apoio do Ministério da Cultura, foi designada para o estabelecimento da Cátedra Unesco/ONU de Políticas Culturais e Gestão. Consequentemente, assume responsabilidades como um centro de excelência para estudos avançados em políticas e administração cultural no país.
Ainda, integra a CSVM, Cátedra Sergio Vieira de Melo, da ACNUR – Agência da ONU para Refugiados. A CSVM foi concebida em 2003 com o objetivo de promover a educação, pesquisa e extensão acadêmica voltada à população em condição de refúgio. Assim, a FCRB criou o CEDPIR (Centro de Estudos em Direito e Política de Imigração e Refúgio), no Rio de Janeiro, que desenvolve ações e estudos relativos ao tema.
Em decorrência de suas atividades, a fundação coloca à disposição dos seus usuários os seus acervos bibliográficos e documentais e os produtos de suas pesquisas, os seus eventos e as suas instalações culturais, dentre elas, as suas bibliotecas, o seu jardim histórico e o Museu Casa de Rui Barbosa. Além disso, atua com a assistência jurídica aos solicitantes de refúgio e refugiados no país.