Salão Nacional de Artes Plásticas 1978-1995 Catálogo Nominal de Personalidades

O Salão Nacional de Artes Plásticas é a Instituição Artístico-Cultural da área de artes plásticas mais antiga da história brasileira: originou-se da Missão Artística Francesa, que chegou ao Brasil em 1816. Em 1820 foi criada a Escola Real de Ciências Artes e Ofícios, tendo acontecido em 1829 a primeira exposição de trabalhos dos alunos de Debret como mostra de final de ano. O Governo Imperial oficializou essa mostra em 1840, e posteriormente os Governos republicanos mantiveram a exposição, com alterações.

Em 1931, essas exposições são transformadas em Exposições Gerais de Belas Artes e a partir deste ano, com o Decreto 22.897 de 06 de junho, foi instituído o Conselho Nacional de Belas Artes. Foram estabelecidas as novas designações das exposições gerais e foi criado o Salão de Belas Artes que, em 1940, ganha a divisão moderna. Com a Lei 1.512, sancionada em 1952, foi criado o Salão de Belas Artes, que passou a dividir espaço com o Salão de Arte Moderna.

Na década de setenta o Ministro da Educação e Cultura designou um grupo de trabalho composto de membros da Comissão de Belas Artes e membros do Conselho Federal de Cultura com a finalidade de reformar a Lei 1.512 e de organizar a fusão dos dois Salões.

Com a extinção do Salão Nacional de Belas Artes e do Salão Nacional de Arte Moderna foi criado o Salão Nacional de Artes Plásticas (SNAP), em 1977, pela Lei 6.426, de 30 de junho. Essa Lei determinava a realização do SNAP, no Rio de Janeiro, anualmente. Ainda obrigava a fixação de prêmios de viagem ao exterior, no país e aquisições.

Aqui você verificará dados sobre exposições, premiações, eventos paralelos, comissões nacionais e subcomissões de seleção, assim como informações sobre o número de artistas inscritos e selecionados, sobre as Portarias que designaram as Comissões Nacionais e algumas atividades paralelas, e sobre o número de visitantes dos Salões Nacionais de Artes, com exceção do 8° (em 1985) e do 9°(em 1986).

Dados e recursos

Informações Adicionais

Campo Valor
Fonte http://www.funarte.gov.br/category/artes-visuais/
Autor Centro de Artes Visuais
Mantenedor Centro de Artes Visuais
Última Atualização 5 de Outubro de 2017, 15:12
Criado 2 de Outubro de 2017, 16:29