Pesquisa da Semana Nacional de Museus

A pesquisa tem como objetivo identificar o impacto socioeconômico da Semana Nacional de Museus. A Semana é uma ação de promoção e divulgação dos museus brasileiros, coordenada pelo Ibram que acontece anualmente em todo o território nacional em comemoração ao Dia Internacional de Museus (18 de maio). Trata-se de um estudo quantitativo para apurar, junto aos museus participantes da Semana Nacional de Museus, os desdobramentos socioeconômicos das atividades praticadas em função da ação, bem como busca identificar a capacidade de mobilização do campo museal, a movimentação econômica e contribuição social dos museus, como geração de emprego e renda, obras, reformas, contratação de serviços, externalidades e apuração de público (antes, durante e depois do evento). A metodologia está estruturada na aplicação de questionário do tipo survey, disponibilizado eletronicamente aos museus para o preenchimento de dados referentes, dentre outros, às atividades praticadas durante a Semana. A partir das informações prestadas pelos museus participantes, é possível identificar os agentes que auxiliam o Ibram na ampliação do acesso à memória e no desenvolvimento do campo museal, assim como avaliar o direcionamento dado pelo Ibram à execução dessa ação de promoção voltada aos museus brasileiros. Atualmente, a pesquisa passa por processo de revisão metodológica e, por esse motivo, encontra-se suspensa desde 2017.

Dados e recursos

Informações Adicionais

Campo Valor
Fonte Ibram/DDFEM/CES
Autor Priscila Borges
Mantenedor CTINF
Última Atualização 27 de Fevereiro de 2018, 14:34
Criado 14 de Fevereiro de 2018, 18:20