Museusbr

Criado pela Portaria nº 6, de 9 de janeiro de 2017, Museusbr é o sistema nacional de identificação de museus e plataforma para mapeamento colaborativo, gestão e compartilhamento de informações sobre os museus brasileiros.

Integram a plataforma as informações provenientes do Cadastro Nacional de Museus (CNM) e do Registro de Museus, podendo ainda virem a fazer parte informações de outros instrumentos da Política Nacional de Museus existentes ou que venham a ser implementados pelo Ibram.

Aqui você verificará onde estão localizados os museus do seu estado, do seu município ou de qualquer outro lugar de seu interesse no território nacional, encontrando os dados de contato e serviços oferecidos como: visitas guiadas, acessibilidade, bibliotecas, arquivos, atendimento a visitantes estrangeiros e muito mais.

A operação da plataforma Museusbr é feita pelo Ibram e compartilhada com as entidades registradoras em rede, conforme inciso VII, artigo 3º, da Resolução Normativa nº 1, de 14 de dezembro de 2016, para a coleta de informações, a confecção de cartografias, para o fornecimento de informações e para a produção de conhecimento sobre os museus do Brasil.

Para extrair dados diretamente da plataforma, utilize o Manual de Extração de Dados.

O formato padrão dos arquivos aqui disponibilizados é JSON, mas é possível consultar outros formatos utilizando o parâmetro @type na URL. Para isso, veja abaixo o exemplo de uma consulta cujo formato de resposta será HTML: http://museus.cultura.gov.br/api/space/find?@select=id,name&@type=html

Estão disponíveis os seguintes formatos (incluir esse texto após o parâmetro @type) são: • html; • json; e • excel.

Dados e recursos

Informações Adicionais

Campo Valor
Fonte Plataforma Museusbr, Ibram/MinC.
Autor Alessandra Garcia
Versão 1.0
Última Atualização 21 de Março de 2019, 11:44
Criado 23 de Junho de 2017, 19:44