Centros de Esportes e Artes Unificados do Brasil

Os CEUs – Centros de Artes e Esportes Unificados – integram num mesmo espaço programas e ações culturais, práticas esportivas e de lazer, formação e qualificação para o mercado de trabalho, serviços socioassistenciais, políticas de prevenção à violência e de inclusão digital, para promover a cidadania em territórios de alta vulnerabilidade social das cidades brasileiras. Por meio da parceria entre União e municípios, estão sendo construídos 357 CEUs, com unidades já inauguradas nas cinco regiões do país.

A gestão dos CEUs é compartilhada entre as prefeituras e a comunidade, com a formação de um Grupo Gestor, que fica encarregado de criar um Plano de Gestão, e também conceber o uso e programação dos equipamentos. Para potencializar a participação social, o MinC vem realizando amplo mapeamento sociocultural dos Territórios de Vivência dos CEUs, como estratégia de mobilização social das comunidades locais. Esse material auxilia na ativação dos territórios, com visitas do MinC aos municípios para reuniões de validação dos mapeamentos juntamente aos gestores e comunidade.

O ePraças é um sistema de transparência e divulgação das Praças CEUs a todos os cidadãos. Nele é possível acessar as atividades e os contatos de cada Praça CEU inaugurada e conferir o estágio de implementação das que estão em obras. Os dados do sistema permitirão a avaliação e melhoria contínua da gestão das Praças CEUs, fornecendo indicadores (relatórios e estatísticas) sobre o funcionamento de cada equipamento. O sistema é também uma ferramenta de apoio ao planejamento pelos Grupos Gestores e comunicação entre as Praças CEUs, fortalecendo a Rede de Gestores e Comunidades em todo o País.

Dados e recursos

Informações Adicionais

Campo Valor
Fonte epracas.cultura.gov.br
Autor SIC
Mantenedor SIC
Versão 1.0
Última Atualização 26 de Outubro de 2017, 18:11
Criado 26 de Outubro de 2017, 17:59