BPC por município pagador - MI Social

Este conjunto de dados se refere a quantidade de beneficiários (Idosos/PCD) e do valor repassado por município pagador.

O Benefício de Prestação Continuada- BPC da Lei Orgânica da Assistência Social- LOAS (BPC) é a garantia de um salário mínimo mensal ao idoso acima de 65 anos ou à pessoa com deficiência de qualquer idade com impedimentos de natureza física, mental, intelectual ou sensorial de longo prazo (aquele que produza efeitos pelo prazo mínimo de 2 (dois) anos), que o impossibilite de participar de forma plena e efetiva na sociedade, em igualdade de condições com as demais pessoas.

Até o fim de 2018, o Departamento de Benefícios Assistenciais (DBA/SNAS) utilizava o Sistema SINTESE (Sistema Integrado de Tratamento Estatístico de Séries Estratégicas) do INSS para geração dos arquivos de município de pagamento. A partir de janeiro de 2019, passou – se a utilizar a Maciça (folha de pagamento da previdência social) para obtenção de dados e valores por municípios de pagamento. Para a finalidade de representar fielmente o valor repassado aos beneficiários pelo Estado brasileiro, sem qualquer desconto que diga respeito a atividades individuais do próprio (como consignações em pagamento) utiliza - se o valor bruto do benefício na folha de pagamento.

A Matriz de Informação Social ( MI Social ) é uma combinação de soluções tecnológicas que permite a visualização de informações gerenciais e indicadores sociais em diferentes formatos (tabelas, gráficos ou mapas). É possível realizar consultas em um determinado tempo, com referência mensal ou anual, em um espaço pré-selecionado (municípios, estados, regiões, Brasil, ou áreas especiais).

O VISDATA é um sistema de gerenciamento e visualização dos diversos programas, ações e serviços do Ministério da Cidadania - MC. Por meio do VISDATA é possível acessar dados de um ou mais indicadores em um determinado período e local selecionados. Há diversas opções de recorte disponíveis: mês/ano, municípios, estados, regiões, Brasil ou áreas especiais.

Link para a VIS DATA: https://aplicacoes.mds.gov.br/sagi/vis/data/home.php

Painel de Análise dos Dados: http://aplicacoes.mds.gov.br/sagi-paineis/analise_dados_abertos/

Nesse conjunto de dados temos as seguintes variáveis:

  • ibge: código ibge do município

  • anomes: Ano/mês de referência do dado

  • bpcben: quantidade bpc beneficiário total

  • bpcpcdben: quantidade bpc portador deficiência beneficiário

  • bpcidosoben: quantidade bpc idoso beneficiário

  • bpcpcdval: valor bpc portador deficiência

  • bpcidosoval: valor bpc idoso

  • bpcval: valor bpc total

  • O valor bpc beneficiário total se refere a soma das variáveis: valor bpc portador deficiência beneficiário e valor bpc idoso beneficiário.

  • O valor bpc total se refere a soma das variáveis: valor bpc portador deficiência e valor bpc idoso.

Dados e recursos

Informações Adicionais

Campo Valor
Autor Secretaria Nacional de Assistência Social - SNAS
Mantenedor DGI / SAGI - Departamento de Gestão da Informação da Secretaria de Avaliação e Gestão de Informação
Versão 1.0
Última Atualização 31 de Outubro de 2019, 13:53
Criado 23 de Outubro de 2019, 14:08